Quais os critérios que estão por detrás da escolha de um champô? Embalagem, fragrância, preço, o efeito que a publicidade diz conseguir com o seu uso?
Há inúmeros tipos de cabelos com características distintas.
Liso, ondulado, seco ou oleoso, com madeixas ou sem elas… há uma panóplia de fatores que devemos ter em conta na hora de escolher um champô. Não é apenas uma questão de limpeza. À lavagem está também implícita a preservação do couro cabeludo. E este tem também aspetos a serem levados em consideração como o ph.
Conheça o seu cabelo e eventuais problemas que os seus fios possam apresentar: oleosidade, frizz, quebra, falta de brilho, pontas secas.
Note o seguinte exemplo:
Se tem cabelo liso e usa um champô para cabelos ondulados, sabendo de antemão que cabelo liso tem mais tendência à oleosidade, usando um champô para cabelos ondulados que são mais nutritivos e contém óleos na sua composição – pode deixar um cabelo liso ainda mais oleoso.
O contrário também provoca danos. Um cabelo ondulado se usa um champô para cabelos lisos vai ficar com os fios ainda mais secos uma vez que o shampoo para cabelos lisos visa eliminar a oleosidade existente.
O ph do cabelo difere do ph do couro cabelo. Aconselhe-se com o seu profissional para adquirir um champô e amaciador que ajudem a equilibrar os ph’s. Com um diagnóstico certo, conseguirá alimentar o seu cabelo o melhor possível, mantendo sempre um aspeto saudável e nutrido.
Uma sugestão assertiva carece sempre da análise do seu hairstylist.